quinta-feira, 2 de maio de 2013

Precipitador Eletrostático





O PRECIPITADOR ELETROSTÁTICO é um equipamento indispensável nas modernas plantas industriais, tanto no controle das emissões de material particulado para a atmosfera, quanto para a proteção de equipamentos auxiliares, tais como ventiladores de tiragem induzida. Atualmente, os fabricantes de precipitadores eletrostáticos produzem, basicamente, dois tipos de precipitadores - secos e molhados. O tipo molhado recupera partículas úmidas ou molhadas, processo que envolve alguns tipos de ácido, óleo, resina e alcatrão, provenientes do escape de gás. O tipo seco, por outro lado, é empregado para remover partículas secas, tais como poeira e cinzas.
A instalação de um Precipitador Eletrostático é decidida, na maioria das vezes, em função do controle ambiental. Porém, a recuperação de produtos, tais como sulfato de sódio e outros metais, agregam ainda mais valor ao equipamento. 
Atualmente na Bahia, a maior concentração deste equipamento instalado fica situado no Pólo Petroquímico de Camaçari, pela grande quantidade de indústrias químicas e consequentemente uma maior emissão de ar poluído na atmosfera. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário